*Introdução
É uma série de 7 livros que descrevem as melhores práticas para o GSTI( Gerenciamento de Serviços de TI).As melhores práticas exigem mais de uma pessoa,tecnologia ou organização...
Fornece como começar, possui guias porém não é um regulamento. Cada caso é um caso.
O ITIL é utilizado quando nos fazemos a seguinte pergunta: “Como devemos fazer?”.
Conhecido por sua alta performance, qualidade e resultados. O ITIL tem como objetivo aproximar a parte de "Negócios” da empresa com a de “TI”.
-Reduzindo Custos
-Aumentando a Disponibilidade
-Ajustar a Capacidade
-Aumentar o Throughput(Capacidade de processamento)
-Otimizar a Utilização de recursos
Benefícios:
-Qualitativos
Qualidade
Moral
Disponibilidade
Suporte aos negócios
Informação sobre Custo x Qualidade
-Quantitativos
Taxas licença/manutenção
Custos de suporte
Pessoal
Gastos adiados
O ITIL trabalha com o PAS, Programa de Aperfeiçamento Serviços.
O ITIL trata da administração de Serviços de TI que dão suporte a outras áreas. Como a cada dia que passa a qualidade tem de ser maior, as melhores práticas vieram para ajudar.
Visão Serviço x Visão cliente
É dividido entre Área de suporte a serviços e a de Entrega de serviços.(10 processos e uma Função)
-Suporte ao serviço
Central de Serviços (Service Desk)
Gerenciamento de Incidentes
Gerenciamento de Problemas
Gerenciamento de Configuração
Gerenciamento de Mudanças
Gerenciamento de Liberações
-Entrega do serviço
Gerenciamento de Nível de Serviço
Gerenciamento de Capacidade
Gerenciamento de Disponibilidade
Gerenciamento da Continuidade do Serviço
Gerenciamento Financeiro
Isso foi apenas uma idéia. Toda semana vou postar um novo tópico. Agradeço pela atenção.
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