terça-feira, 15 de setembro de 2009

ITIL V.2 - Introdução

Boa noite a todos,
Como o título do blog mesmo fala, vou comentar um pouco sobre algumas idéias do mundo de TI. Hoje vou começar a falar um pouco sobre as melhores práticas. Vou falar um pouco sobre o famoso ITIL. Espero que gostem, torço para que ajude a todos. E qualquer dúvida é só comentar!

*Introdução

É uma série de 7 livros que descrevem as melhores práticas para o GSTI( Gerenciamento de Serviços de TI).As melhores práticas exigem mais de uma pessoa,tecnologia ou organização...

Fornece como começar, possui guias porém não é um regulamento. Cada caso é um caso.

O ITIL é utilizado quando nos fazemos a seguinte pergunta: “Como devemos fazer?”.

Conhecido por sua alta performance, qualidade e resultados. O ITIL tem como objetivo aproximar a parte de "Negócios” da empresa com a de “TI”.

-Reduzindo Custos

-Aumentando a Disponibilidade

-Ajustar a Capacidade

-Aumentar o Throughput(Capacidade de processamento)

-Otimizar a Utilização de recursos

Benefícios:

-Qualitativos

Qualidade

Moral

Disponibilidade

Suporte aos negócios

Informação sobre Custo x Qualidade

-Quantitativos

Taxas licença/manutenção

Custos de suporte

Pessoal

Gastos adiados

O ITIL trabalha com o PAS, Programa de Aperfeiçamento Serviços.

O ITIL trata da administração de Serviços de TI que dão suporte a outras áreas. Como a cada dia que passa a qualidade tem de ser maior, as melhores práticas vieram para ajudar.

Visão Serviço x Visão cliente

É dividido entre Área de suporte a serviços e a de Entrega de serviços.(10 processos e uma Função)

-Suporte ao serviço

Central de Serviços (Service Desk)

Gerenciamento de Incidentes

Gerenciamento de Problemas

Gerenciamento de Configuração

Gerenciamento de Mudanças

Gerenciamento de Liberações

-Entrega do serviço

Gerenciamento de Nível de Serviço

Gerenciamento de Capacidade

Gerenciamento de Disponibilidade

Gerenciamento da Continuidade do Serviço

Gerenciamento Financeiro

Isso foi apenas uma idéia. Toda semana vou postar um novo tópico. Agradeço pela atenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário